Portal Sinpospetro

Grande vitória dos frentistas e dos empregos!

Publicado em 13 de Junho de 2022

Vence quem luta, dialoga e persiste.


É o caso dos frentistas, cujas entidades acabam de obter na Câmara dos Deputados a rejeição do PL 2.302/2019, do Partido Novo. Em resumo: não haverá self service nos postos de combustíveis em todo o território nacional.


A matéria foi apreciada nesta manhã pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, que aprovou o parecer do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE). A Comissão é presidida pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM).


Entidades – Atuaram de forma persistente junto aos parlamentares nossa Federação Nacional (Fenepospetro), a Federação paulista (Fepospetro) e os Sindicatos filiados. A força dessa articulação se expressa no resultado: decisão unânime a favor da categoria.


Eusébio – Presidente da Fenepospetro, Eusébio Luis Pinto Neto, explica: “Dialogamos com parlamentares de todas as correntes ideológicas e mostramos a tragédia que seria o desemprego em massa”. Para Eusébio, “fica claro que o Congresso Nacional apoia a Lei 9.956, que conseguimos aprovar no ano 2000, com muita mobilização, luta e diálogo”.


Arraes – “Os companheiros podem comemorar. A vitória é nossa mais uma vez”, afirma Luiz Arraes, presidente da Fepospetro. Ele elogia todos os membros da Comissão, com destaque para o presidente e relator. Diz Arraes: “O presidente Sidney Leite e o relator Augusto Coutinho são homens de palavra. Precisamos de mais deputados assim”.


LEI – A força da Lei 9.956 tem se mostrado efetiva em todos os momentos. Recentemente, as entidades da categoria derrotaram rede de postos em Santa Catarina, onde a Justiça reafirmou a plena vigência da 9.956. “Hoje, na Comissão, a Lei que conquistamos lá no ano 2000 mostrou de novo sua força e vigor”.


Sindicato – As lideranças da categoria orientam os trabalhadores a ficar em contato com suas entidades. “O Sindicato não foge à luta, quando a causa é justa”, completa Francisco Soares de Souza, o Chico Frentista, de Campinas.


A iniciativa de liberar as bombas de autoabastecimento, abrindo a porteira para as demissões em massa, é da bancada do Partido Novo, por meio do Projeto de Lei 2.302/2019.